Quando tive meu primeiro contato com a EaD, achei tudo ótimo. Isto aconteceu em um curso de formação de tutores. Amei a exposição, li os textos. Realmente me empolguei com a ideia de expansão e democratização do ensino superior no interior do nosso estado.
Tudo estava ótimo no ambiente virtual (salvo o detalhe que tive problemas com minha matrícula e primeiro acesso), os alunos eram participativos, conseguimos manter uma ótima dinâmica. Porém, chegou o dia de viajar para o primeiro encontro presencial. Chegar até o pólo não foi fácil, mas a maior dificuldade foi a realidade que encontrei. Para citar uma delas, os alunos comentaram que a internet na região não é boa, mesmo no pólo havia dificuldade, o que constatamos posteriormente quando tivemos (ou tentamos ter) uma aula por vídeoconferencia. Muitos deles estudavam pelo material impresso porque online não era possível. Por outro lado fiquei muito feliz como esforço deles. Muitos vem de lugares distantes do pólo, após um longo dia de trabalho. O cansaço é visível, mas a vontade de aprender também.
Bom dia Professora Joana.
ResponderExcluirO curioso na educação é que cada aula é um desafio diferente.
Neste curso eu também tive problemas de acesso nos dois primeiros dias.
Muito interessante seu comentário sobre a dificuldade dos aluno com a internet.
Fiquei curioso de saber qual era o Polo.
Parabéns pela sua dedicação e poder de superação.
Abraço.
J Cristofilo.
Bom dia, professor.
ExcluirO fato aconteceu no polo de Ipueiras.
Olá Joana!
ResponderExcluirE é essa vontade de aprender dos alunos (apesar de não ser todos) que nos incentiva a buscarmos novos métodos, estratégias, alternativas para facilitar e potencializar a aprendizagem. Parabéns pela dedicação!
Jôsanny Lopes
Joana,
ResponderExcluirSempre fico impressionada e comovida quando vou aos encontros presenciais e vislumbro tudo que aqueles alunos enfrentam para estar ali ao final do dia, participando ativamente do nosso momento. Realmente, é gratificante poder fazer parte, mesmo que um pouquinho, dessa busca pela educação, pelo crescimento pessoal e profissional. Sempre uma grande lição para mim ver quantas dificuldades todos os alunos passam com o próprio acesso, e ainda assim persistem.
Abs,
Verônica