Principais ações didáticas (lição 01)
As
principais ações de um professor-tutor devem ser realizadas
conforme o estágio em que se encontra a disciplina ministrada.
Relacionamos a seguir algumas que julgamos importantes:
a)
Antes do início da disciplina: esse é um período de preparação
para o professor em que deve fazer leituras, selecionar autores,
obras, artigos, textos, exercícios etc;
b)
Durante a disciplina o professor-tutor deve estar atento à
participação quantitativa e qualitativa dos alunos, procurar
esclarecer dúvidas e sugerir textos, obras e autores para que o
aluno possa se sentir bem à vontade com os temas abordados na
disciplina;
c)
Ainda durante a disciplina é imprescindível estar atento e presente
aos fóruns, chats e tarefas de portfólio. Na tarefa de portfólio é
importante ressaltar que quem postar sua tarefa entes do prazo final,
terá a oportunidade de fazer alguns ajustes sob a orientação do
tutor. Um esforço especial deve ser desenvolvido para que as
intervenções do tutor não pareçam que um sabe tudo e que o outro
não sabe nada criando um ambiente antagônico à aprendizagem.
d) Ao
final da disciplina é importante conhecer bem os componentes da
turma para que a avaliação reflita o desempenho e o crescimento de
cada um dos componentes da turma.
Outro
fator que não pode passar despercebido pelo o professor-tutor é a
relação de compromisso e seriedade que deve existir entre aluno e
professor para haja clima de camaradagem e confiança para um
resultado para o processo de ensino e aprendizagem mediado pelo
professor-tutor de EaD.
Caro professor Roberto,
ResponderExcluirBastante pertinente seus comentários: certamente que nossa formação está deixando a desejar, inclusive a formação de Professores Formadores que esta alias inexiste.
Quanto ao planejamento como você citou eu destaco a falta de uma metodologia aplicada a EAD. Destaco também uma base teórica mais bem definida. Sugere-se Paulo Freire mas muito sem objetividade.
No que diz respeito a didática nosso material é de difícil entendimento por parte do aluno e o tutor muitas vezes não está capacitado a qualifica-lo.
Sobre avaliação: esta também deveria ser tema de capacitação com mais destaque por parte dos formadores e supervisionados quando necessário de modo mais eficiente.
Ainda sobre avaliação: nossos tutores tem em geral muitos afazeres fora da EAD para suprir seus compromissos financeiros o que os deixa sem condições de dar um feedback no real sentido da palavra ou seja acompanhamento o que alias você colocou muito bem em sua frase:
“c) Ainda durante a disciplina é imprescindível estar atento e presente aos fóruns, chats e tarefas de portfólio. Na tarefa de portfólio é importante ressaltar que quem postar sua tarefa entes do prazo final, terá a oportunidade de fazer alguns ajustes sob a orientação do tutor. Um esforço especial deve ser desenvolvido para que as intervenções do tutor não pareçam que um sabe tudo e que o outro não sabe nada criando um ambiente antagônico à aprendizagem”
Finalmente falta aos organizadores dos nossos cursos mais planejamento e acompanhamento dos profissionais envolvidos no processo.
J Crisófilo