sábado, 21 de junho de 2014

Principais ações didáticas (lição 01)

As principais ações de um professor-tutor devem ser realizadas conforme o estágio em que se encontra a disciplina ministrada. Relacionamos a seguir algumas que julgamos importantes:
a) Antes do início da disciplina: esse é um período de preparação para o professor em que deve fazer leituras, selecionar autores, obras, artigos, textos, exercícios etc;
b) Durante a disciplina o professor-tutor deve estar atento à participação quantitativa e qualitativa dos alunos, procurar esclarecer dúvidas e sugerir textos, obras e autores para que o aluno possa se sentir bem à vontade com os temas abordados na disciplina;
c) Ainda durante a disciplina é imprescindível estar atento e presente aos fóruns, chats e tarefas de portfólio. Na tarefa de portfólio é importante ressaltar que quem postar sua tarefa entes do prazo final, terá a oportunidade de fazer alguns ajustes sob a orientação do tutor. Um esforço especial deve ser desenvolvido para que as intervenções do tutor não pareçam que um sabe tudo e que o outro não sabe nada criando um ambiente antagônico à aprendizagem.
d) Ao final da disciplina é importante conhecer bem os componentes da turma para que a avaliação reflita o desempenho e o crescimento de cada um dos componentes da turma.

Outro fator que não pode passar despercebido pelo o professor-tutor é a relação de compromisso e seriedade que deve existir entre aluno e professor para haja clima de camaradagem e confiança para um resultado para o processo de ensino e aprendizagem mediado pelo professor-tutor de EaD.

Um comentário:

  1. Caro professor Roberto,
    Bastante pertinente seus comentários: certamente que nossa formação está deixando a desejar, inclusive a formação de Professores Formadores que esta alias inexiste.
    Quanto ao planejamento como você citou eu destaco a falta de uma metodologia aplicada a EAD. Destaco também uma base teórica mais bem definida. Sugere-se Paulo Freire mas muito sem objetividade.
    No que diz respeito a didática nosso material é de difícil entendimento por parte do aluno e o tutor muitas vezes não está capacitado a qualifica-lo.
    Sobre avaliação: esta também deveria ser tema de capacitação com mais destaque por parte dos formadores e supervisionados quando necessário de modo mais eficiente.
    Ainda sobre avaliação: nossos tutores tem em geral muitos afazeres fora da EAD para suprir seus compromissos financeiros o que os deixa sem condições de dar um feedback no real sentido da palavra ou seja acompanhamento o que alias você colocou muito bem em sua frase:
    “c) Ainda durante a disciplina é imprescindível estar atento e presente aos fóruns, chats e tarefas de portfólio. Na tarefa de portfólio é importante ressaltar que quem postar sua tarefa entes do prazo final, terá a oportunidade de fazer alguns ajustes sob a orientação do tutor. Um esforço especial deve ser desenvolvido para que as intervenções do tutor não pareçam que um sabe tudo e que o outro não sabe nada criando um ambiente antagônico à aprendizagem”
    Finalmente falta aos organizadores dos nossos cursos mais planejamento e acompanhamento dos profissionais envolvidos no processo.
    J Crisófilo

    ResponderExcluir