segunda-feira, 31 de março de 2014

Caros amigos,


Participar da educação a distancia é uma experiencia unica e cheia de desafios.

  • A cada aula presencial temos aquele frio na barriga, principalmente chegando em um polo que nunca estivemos.
  • A cada aula a distancia nasce uma nova oportunidade de começar um debate em um fórum ou chat.
  • Em cada momento que existe a possibilidade de interação com outras pessoas a Ead se manifesta fazendo valer o uso dos recursos do ambiente virtual e auxiliando na troca de informações entre as pessoas.
Quando se fala em Ead temos a visão de uma comunicação virtual que pode ser de varias maneiras. A interação entre as pessoas tem que acontecer da maneira que for possível, com os recursos que estiverem disponíveis.

Pensando nesses recursos posso citar o blog. A criação deste trabalho que estamos  tendo a oportunidade de participar juntos  é unica, agradável, motivadora e inspiradora de ideias.

A partir dai convido vocês a tentarem criar um blog, um blog que possa mostrar a sua visão frente ao ensino a distancia, com suas ideias e opiniões.

A uns anos atras tive a oportunidade de criar um blog e gostaria de compartilhar com vocês, o blog é bem simples mas ainda tem alguns poucos recursos como a possibilidade de seguir as publicações e participar do blog. O endereço é: 

professordelanocandido.blogspot.com.br

Fiquem a vontade para visitar, participar e compartilhar impressões. Ficarei muito feliz também em poder participar de seus blogs caso venham a fazer. Lembre-se de divulgar o endereço.

Sucesso a todos!

3 comentários:

  1. Bom dia Professor Delano.
    Para muitos a EaD é uma educação à distancia ou ate distante.
    Eu prefiro a expressão semi presencial, ate porque a proximidade com nossos alunos depende dos recurso que utilizamos. Isso nos dá uma responsabilidade maior do que no ensino presencial, e, estes recursos quando bem utilizados elimina em muito a nossa ausência física.
    Parabéns pela ideia de todos criarem seus blogs.
    Vamos a luta.
    Abraço.
    J Cristofilo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite, Professor Cristofilo!

      Também não fico à vontade com a expressão "Educação a distância". Parece indicar que existe, de fato, um distanciamento entre os atores desse processo de ensino-aprendizagem, o professor coordenador da disciplina, o professor tutor e o aluno, quando, na verdade, isso não se sustenta (ou, pelo menos, não deveria se sustentar). A aproximação entre docentes e discentes na dita "Educação a distância" é muito mais significativa do que a que acontece na "Educação presencial". Eu mesma nunca pude tirar uma dúvida com um professor se ela não surgisse no momento da aula (nem mesmo por correio eletrônico, eu pensava que, assim, já estaria explorando o professor). Tinha de esperar o dia da aula seguinte para saná-la, tinha sorte se a aula fosse dois dias depois. E se a aula fosse na semana seguinte, ´passaria pelo menos quatro dias para obter a resposta. Penso que em termos de Educação, o conceito de "distância" deve ser revisto.

      "Semipresencial", para mim, condiz mais com a realidade da UAB.

      Abraço,

      Gleicyane

      Excluir
  2. Obrigado, vamos continuar trocando experiencias que poderemos colher grandes ideias.
    Um abraço.

    ResponderExcluir