Minha primeira experiência como tutora aconteceu em 2009, logo depois de concluir o curso de formação de tutores, em uma formação criada especialmente para os coordenadores de polo. Na época, confesso que não tinha interesse em ser tutora, por conta do grande volume de trabalho que tinha, por exercer a função de secretária acadêmica. Mas fui convencida e encarei o desafio com muita vontade de fazer o melhor, como em tudo que me proponho.
Meu maior desafio naquela turma era vencer a resistência dos alunos, pois assim como a maioria dos estudantes do ensino a distância/semipresencial, eles tinham outros compromissos além das atividades do polo e usavam o momento de aula (a distância e presencial) para desabafar, reclamar e pedir ajuda para suas múltiplas responsabilidades entre o polo, os alunos, as Prefeituras que eles estavam ligados e a Universidade.
Depois dessa primeira experiência, bastante desafiadora, outros convites vieram, mas cada disciplina era uma nova realidade, um novo desafio.
Penso que o maior desafio para o exercício eficaz da tutoria seja a questão da comunicação, pois muitas informações não chegam aos seus destinos. Outras chegam distorcidas. Cada coordenador tem uma forma de trabalhar, não existe um padrão, um modelo, um roteiro. Dependendo do estilo do coordenador da disciplina e do tutor se adequar a esse estilo, você pode vir a ser convidada a voltar a trabalhar com ele(a) ou não. Há uma certa subjetividade na hora de avaliar e convidar o tutor. Esse é um outro grande desafio para os tutores.
A tutoria é um grande exercício de superação, pois estamos constantemente aprendendo, conhecendo novas realidades, novas maneiras de atuar. Talvez esse seja o grande ganho na atuação como tutor.
Olá Sandra, concordo com você quanto à resistência dos alunos em relação às atividades, dado que eles são cheios de compromissos. E também é difícil pra gente ficar sempre os motivando. Sem falar das dificuldades de estruturas nos pólos. Entretanto, eu ficava sempre pensando em usar a nosso favor, as dificuldades, muitas vezes, unem as pessoas ainda mais a alcançar um objetivo. Parabéns pelo seu trabalho como tutora e boa sorte na caminhada!
ResponderExcluirCara Professora Sandra.
ResponderExcluirDesculpe a repetiçao mas vou nao so transcrever o trecho abaixo como arquiva-lo para utiliza-lo em debates com outros colegas da EAD/UFC. E a nossa pura realidade.
”o maior desafio para o exercício eficaz da tutoria seja a questão da comunicação, pois muitas informações não chegam aos seus destinos. Outras chegam distorcidas. Cada coordenador tem uma forma de trabalhar, não existe um padrão, um modelo, um roteiro. Dependendo do estilo do coordenador da disciplina e do tutor se adequar a esse estilo, você pode vir a ser convidada a voltar a trabalhar com ele(a) ou não. Há uma certa subjetividade na hora de avaliar e convidar o tutor. Esse é um outro grande desafio para os tutores.”
Sucesso!
J Cristofilo
Olá Sandra,
ResponderExcluirRealmente a comunicação é um desafio que o tutor tem que vencer, mas não podemos desanimar diante dos desafios. Temos que encontrar uma forma de vencê-los.
Parabéns pelo seu trabalho.
Sandra,
ResponderExcluirQue bom que você insistiu, persistiu e não desistiu! Nós tutores, como seres humanos que somos, muitas vezes também precisamos de motivação para enfrentar esses percalços e continuar!
Abs,
Verônica