domingo, 23 de março de 2014

E aqui nasce uma tutora!



Caros colegas,

A minha primeira experiência como tutora foi em 2013. Assim que acabei de fazer o curso de formação inicial, recebi o convite de um professor para a disciplina de marketing, no curso de Administração. Fiquei muito feliz pela oportunidade e, principalmente, por iniciar minha experiência na tutoria com uma disciplina que amo e que tenho concentrado meus estudos nos últimos anos. Mas, juntamente, com toda a alegria e expectativa geradas pela oportunidade, vieram as dúvidas, a insegurança e, até mesmo, o medo de não conseguir fazer as coisas fluírem da melhor forma. Para superar essas barreiras, primeiro, procurei os colegas que já tinham experiência como tutores e pedi dicas. Todos me diziam que já haviam passado, também, por esse momento de dúvidas e me ajudaram com dicas e sugestões. Tive pouquíssimo contato com o Coordenador da disciplina. Preparei-me e estive presente no Pólo de Quixadá para os encontros presenciais. Lembro que estava um pouco nervosa no início, mas depois me senti muito à vontade em sala de aula. Não posso negar a emoção que tive quando fui chamada de professora pela primeira vez! O meu objetivo ali era despertar o interesse dos alunos pela disciplina. Servir como um instrumento para que eles percebessem que a importância da disciplina não estava apenas em uma nota, mas sim no aprendizado que eles teriam. Convidei-os a conhecer o fantástico mundo do marketing e fiquei, gratamente, surpresa com o interesse que eles mostraram ter. Após esse primeiro momento, ganhei uma nova turma, dessa vez no curso de Administração com foco na Gestão Pública, no pólo de Beberibe. Eram outros perfis de alunos, uma outra realidade de Pólo; ou seja, um novo momento de aprendizado. Pude perceber o quanto meu trabalho com cada turma era enriquecedor. Uma experiência, que apesar de nova em minha vida, já estava agregando muito valor, e o meu trabalho também era criar valor para o aprendizado dos meus alunos. Posso dizer que me encontrei em sala de aula. E, por mais, que as dificuldades existam, sempre penso que temos como superá-las. Vale ressaltar, também, o quanto eu tenho aprendido com essa experiência. Por mais que já tivesse o conhecimento sobre os conteúdos, tenho desenvolvido novas formas de olhar para o mesmo assunto, fruto dos debates que realizamos nos fóruns e nos encontros presenciais. Percebi, também, que a tutoria é um processo de aperfeiçoamento contínuo. As dúvidas ainda surgem, mas eu me sinto cada vez mais segura para tomar decisões e ir adaptando minha metodologia de ensino com a realidade do ensino à distância. Enfim, estou certa de que ainda tenho muito a aprender como tutora na EAD.

Abraços,

Lígia

7 comentários:

  1. Valeu Professora Ligia, eu tambem me lembro quando fui chamado pela primeira vez de professor.Foi muito emocionante. Quanto a primeira experiencia veja como eu fiquei no nosso primeiro encontro. Era minha primeira experiencia como formador de tutores. Ainda bem que contei com a ajuda da coordenaçao e dos outros professores formadores Isa e Fernando..
    J Cristofilo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cristófilo, o apoio que recebemos de nossos colegas é sempre muito importante! E olha só que interessante: de uma certa forma, estamos sempre passando pela primeira vez, conhecendo novas pessoas, novos lugares, novas realidades, enfim, momentos que nos transformam e nos fazem diferentes. Que bom que nós somos tutores da EAD!

      Excluir
  2. Ligia, muito legal seus relatos e experiencia. Acredito também que acada momento, a cada vivencia temos a oportunidade de evoluir e aprender. Essa realidade é incrivelmente motivadora e gratificante. E ainda talvez não tenha citado em meu comentário mas a união da equipe é muito importante, bem como as amizades que fazemos ao longo dessa caminhada. Parabéns e pode contar comigo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oba!!! Que bom saber que posso contar com você... é recíproco Prof. Delano!
      E, realmente, você tem toda razão, a união da equipe é algo muito importante. Esses momentos de troca são tão enriquecedores, não é mesmo? Deus abençoe sua caminhada!

      Excluir
    2. Com certeza, bota enriquecedores nisso! Muito obrigado...
      Que Deus abençoe nossa caminhada...

      Excluir
  3. Olá Lígia! Muito bonita sua história! E concordo plenamente com você que diz que a tutoria é um processo de aperfeiçoamento contínuo...A cada momento enfrentamos um desafio, algo novo, e o nosso papel é estar aberto para a descoberta, para a construção de caminhos eficazes rumo à aprendizagem.

    ResponderExcluir
  4. Olá Lígia!

    Que interessante ler o seu post, e que curioso: sua primeira experiência como professora já ser na tutoria! Um desafio duplo, sem dúvida. E concordo com você: o gostoso de se trabalhar com educação é essa dinâmica da mudança do olhar. Ensinar é também aprender, é constantemente vivenciar o processo de aprendizado e ter a capacidade de vivenciar esses outros olhares.

    ResponderExcluir