segunda-feira, 24 de março de 2014

Fiz o curso deformação de tutores no ano de 2010, esperei um semestre, dois semestres e quando pensava que não iria mais ser chamada para atuar como tutora, em 2012.1, recebi um e-mail e uma ligação da Professora Paula Raquel convidando-me para atuar na disciplina de Instituições de Direito Público e Privado no Pólo de Sobral.  Fiquei muito feliz, já que sou da Região Norte do estado do Ceará,  ao mesmo tempo, fiquei com um pouco de medo, era tudo novo!
Antes de iniciarmos a disciplina o Professor Ellery enviou-nos e-mail, fez uma reunião em sua casa para apresentar-nos à disciplina, informar como deveríamos trabalhar e acolher-nos.  Nessa oportunidade, conheci os demais colegas que iriam ser tutores da disciplina, escutei seus relatos e peguei algumas dicas.
No primeiro dia do curso apresentei-me, fiz alguns questionamentos e aos poucos os alunos foram interagindo. Contei com uma importante ajuda, Vânia, a tutora presencial era bastante participante, acessível tanto para mim quanto para os alunos e também instigava- os a serem participativos.  
A maioria dos alunos não morava na Cidade pólo, trabalhavam o dia inteiro e dependiam de ônibus das prefeituras para deslocarem-se.   Alguns chegavam exaustos! Duas alunas tinham que dormir em Sobral para assistirem aula no dia seguinte, sábado.  Apesar dessas dificuldades e do problema de acesso à internet, os alunos eram bem interessados, participativos.
Na primeira aula além da minha ânsia, o ar condicionado da sala onde estávamos deu problema e perdemos uns vinte minutos até contornarmos a situação.  Ah como Sobral é quente!  Cada aluno que adentrava na sala de aula, falava, eu tentava identificar com base nas fotos dos participantes.  Foi gratificante ver a interação dos alunos. Em certas oportunidades tive que interromper os questionamentos, os casos concretos apresentados para não exceder o tempo da aula e para que muitos alunos não perdessem a condução para casa.
 No meio do curso uma aluna bem participante deixou de participar dos fóruns e dos portfólios, percebendo isso, passei algumas mensagens para ela e a aluna retornou a acompanhar a disciplina. Como fiquei feliz!

Em 2012.2 não atuei como tutora e desde 2013.1 estou trabalhando no Pólo de Maranguape, onde a realidade dos alunos é um pouco diferente.  Aliás, cada turma, semestre e disciplina são diferentes e com os novos desafios ganho novos conhecimentos, experiências. 

3 comentários:

  1. Boa tarde Maria.
    Um depoimento tirado do coração. O modo como você se refere a coordenadora aos colegas e aos alunos, compartilhando das dificuldades de cada um em detalhes.
    Você certamente tem sucesso como educadora.
    Continue assim.
    Abraço!
    J Cristofilo

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  2. Olá Maria,

    Ler as suas experiências me inspirei muito com o seu trabalho, com a sua dedicação ao atuar como tutora.
    Sucesso!
    Aparecida Moura

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  3. Maria,

    Como é gratificante essa experiência que você relatou: diante de todas as dificuldades (seja de transporte, de acesso, de cansaço e etc), ver o desejo dos alunos de serem ativos e participantes.

    Confesso que faço o mesmo (como provavelmente a maioria dos tutores): sempre que tenho uma aula presencial, cada rosto que surge na sala, tendo reconhecer e associar aos participantes online, e gosto muito desse momento!

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