domingo, 23 de março de 2014

Inicio, experiencia e continuidade ...


Vejo a sequencia acima como a ordem que acabei seguindo desde o primeiro contato com educação a distancia. Depois da graduação e especialização na UECE observei a oportunidade de ser tutor da Ead então fui convidado a participar de um curso de formação. Desse primeiro contato surgiu o interesse, a curiosidade e a vontade de inovar. Dai em diante acabei sendo selecionado para ser tutor da graduação na UFC, fiquei bastante animado com a oportunidade e me preparei para o ritmo que seria de aulas presenciais e acompanhamento a distancia.
Na primeira aula presencial me deparei com varias realidades, primeiro que a educação a distancia aparecia com uma visão de ser mais fácil e menos exigente que a educação presencial. Segundo que a realidade de equipamentos nos interiores não ajudavam muito os alunos que apareciam com uma dificuldade em acessar a internet, poxa ... em um primeiro contato o aluno da Ead sem internet! como seria isso (pensei). Com o passar do tempo a água e o óleo foram se separando, os alunos que achavam que iria ser fácil acabaram desistindo vendo o quanto teriam que se dedicar e os alunos que realmente queriam aprender rapidamente driblavam as dificuldades, inclusive de acesso a internet. Tendo ate um relato de um que morava em um sitio e para o 3G funcionar teve que subir em uma arvore no intuito de melhorar o sinal. Bem o fato é que a vivencia, os relatos de superação e a satisfação pela aprovação na disciplina foram tornando a experiencia mais agradável e gratificante.
Realmente a Ead tem muito o que melhorar e evoluir, dependendo de tecnologia e conexões, mas no que depender de pessoas interessadas e motivadas. Esse sistema de ensino só tende a crescer e melhorar cada vez mais. Desde o meu primeiro contato vejo essa evolução e fico ainda mais gratificado por dizer que faço parte da Ead e me vejo como uma onda que de tanto bater na pedra uma hora acabara atravessando e rompendo as dificuldades.



6 comentários:

  1. Gostaria inclusive de apresentar o blog que fiz como fruto de uma dessas experiencias em Ead.

    professordelanocandido.blogspot.com.br

    Espero que gostem.

    ResponderExcluir
  2. "Tendo ate um relato de um que morava em um sitio e para o 3G funcionar teve que subir em uma arvore no intuito de melhorar o sinal"
    Professor Delano.
    Emocionante esta frase que transcrevi de seu texto. Reflete nossa realidade e nos chama ao comprometimento que deveremos ter para nosso trabalho como tutores e o esmero na atividade de avaliar.
    J. Cristofilo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem lembrado da avaliação, sou bastante justo a ponto de identificar nos alunos o real aprendizado que a disciplina traz, não apenas no conteudo, mas em dedicação, organização e vontade. Acredito que o aprendizado é uma consequencia de tudo isso.

      Excluir
  3. Delano, obrigada por dividir conosco sua experiência. Sua motivação e vontade de inovar perpassa as palavras! Realmente, nos deparamos com casos de alunos que, para conseguir estudar e acessar o ambiente de estudo, precisam passar por verdadeiros desafios. Lendo seu relato, me lembrei de uma aluna que tive que já estava perto de completar seus 60 anos e havia resolvido voltar a estudar. Encontrou na EAD a oportunidade que tanto desejava. Mas, o fato é que em sua casa ninguém a apoiava nesse desafio, além disso, a localidade onde morava o sinal da internet era muito ruim e, na maioria das vezes, ela tinha que pegar seu notebook e ir para casa de algum amigo, pois em sua casa, ninguém a apoiava e faziam de tudo para não deixá-la com tempo suficiente para estudar. Nunca vou esquecer dessa aluna. Esses relatos de alunos tão especiais nos emocionam e nos motivam também. É como o Cristófilo falou, "nos chama ao comprometimento".

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nos chama, nos motiva e enriquece nossas vidas. Infelizmente as vezes não temos apoio na propria familia e isso não se restringe só a idosos mas ate nós mesmo, particularmente já vivenciem casos similares ...
      Mas o importante é não deixar abater e seguir em frente tendo como suporte e apoio nossos amigos, professores e pessoas mais proximas.
      Um grande abraço.

      Excluir
  4. Delano,

    Que realidade você relatou! Realmente, tive o mesmo choque e preocupação quando me deparei no primeiro encontro presencial com a realidade relatada pelos alunos: a dificuldade de acesso à internet em um curso desenvolvido... através da internet! Mas me surpreendi positivamente. Vi o esforço daquela turma em aprender, em buscar, em ir atrás - como o caso que você citou do aluno que precisava subir em uma árvore para acessar. Impressionante!

    ResponderExcluir