Eu fiz o curso de formação inicial de tutores em 2013. Agora no início do semestre 2014.1 iniciei como tutora da disciplina de Introdução a educação a distância no polo de Quixeramobim. No início aconteceram alguns imprevistos porque acabei ficando com uma turma B que só efetuou a matrícula em uma data posterior ao encontro presencial com a turma. O meu primeiro contato com a turma vai acontecer ainda no dia da nossa prova escrita.
Atuar como tutora tem sido uma experiência muito boa, percebo que temos um papel muito importante na vida dos nossos alunos e que também temos muito a aprender com cada um deles.
Sandra Sousa
Boa tarde Professora Sandra.
ResponderExcluirEstava esperando que alguém tocasse nesse assunto:
É comum pela dificuldade de elaborar o calendário escolar, que o primeiro encontro seja realizado até um mês após o inicio das aulas.
Ora,
Se fosse assim os cursos de formação não iniciariam pelo encontro presencial.
Sei que é difícil elaborar o calendário. Mas em detrimento do aluno e do Tutor é que eu não concordo.
Aguardo opinião de todos.
J Cristofilo
É verdade, Professor. Este calendário para a primeira disciplina não ajudo muito. Temos que encontrar estratégias para resolver as dificuldades que surgem durante a realização da disciplina.
ExcluirOlá Sandra,
ResponderExcluirInfelizmente imprevistos sempre acontecem, mas o importante é não desanimar diante dele.
Sucesso!
Minha experiência como tutor do curso de administração da UFC Virtual ainda está em compasso de espera. Ainda não fui convocado para atuar.
ResponderExcluirMas já orientei TCC de uma turma de administração da UVA em Baturité. As aulas, os encontros, eram de quinta a sábado, mas ficava de longe orientado por e-mail.
Corrigia textos, sugeria leituras de livros e enviava links para complementar conteúdos.
Nessa época, eu me sentia como um tutor a distância de domingo a quarta.
Acho que a experiência foi boa, pois 95% dos alunos entregaram seus TCCs.
É claro que investi muito tempo com os alunos presencialmente e a distância por e-mail.
Houve um caso interessante: um aluno queria escrever sobre comércio de GLP, mas tinha medo de que seu trabalho servisse de porta de entrada para mais competidores, já que ele era dono de uma revenda de GLP.
Foi complicado mostrar que ele não precisaria revelar nenhum segredo do negócio dele em articular, mas falar em termos gerais. O foco do trabalho era mostrar o que ela havia aprendido sobre administração de empresas e não do negócio dele especificamente.
Falei que eu não tinha interesse naquele ramo de negócios e ele ficou mais tranquilo.
Nessa tarefa temos que negociar bastante, mesmo a distância, e injetar ânimo em nossos alunos. Isso é fundamental.
Pessoal, esta semana vou encontrar pela primeira vez os meus alunos da turma Introdução a educação a distância. Neste período, que interagimos através dos fóruns e do chat fiquei pensando se algumas atividades não poderiam ter sido alcançado um objetivo melhor caso eles tivessem participado da primeira aula presencial. Mas, ao mesmo tempo fico muito feliz porque os alunos são muito participativos e estão sempre buscado superar obstáculos.
ResponderExcluirEspero que esta experiência nesta disciplina inicial possa motivá-los a buscar novas formas de aprendizagem e possam obter resultados bem melhores nas próximas atividades.
Abraços
Como se trabalha com espaço e tempo na atividade de tutoria
ResponderExcluirEm qualquer atividade em Ambiente Virtual de Aprendizagem ou que simplesmente envolva o uso de TDICs (Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação), devemos nos comportar como se estivéssemos todos on-line o tempo todo (24x7, como se diz em língua inglesa). Assim pensando, não haverá distância nem lapso temporal. Nesse contexto, espaço e tempo deixam de ser relativos, ou são tão relativos que podem simplesmente deixar de existir.
Quando o aluno se sente amparado, com um orientador e guia seguro e presente, ele certamente dará seu melhor e contribuirá para que a turma se transforme numa equipe de aprendizagem como as preconizadas por Peter Senge em sua aprendizagem organizacional.
Como sou pai de filhos que moram longe, um deles no exterior, para mim, o uso de internet ou de qualquer meio digital de comunicação é sinal de proximidade. É como se estivesse com meus filhos, em casa, pertinho de mim. Isso também se aplica para EaD.
As TDICs são uma realidade e nós só temos a ganhar com o bom uso delas. Com elas não há tempo, nem espaço. Isso é o lado bom do progresso tecnológico e da globalização.
Sandra,
ResponderExcluirEm minha primeira experiência como tutora também tive um imprevisto dessa natureza. No meu caso foi em decorrência de um problema com meu próprio acesso, que encontrava-se bloqueado. Mas ainda bem tudo deu certo! Temos que sempre buscar a tranquilidade para conseguir solucionar esses imprevistos.
Abs,
Verônica
Sem sombra de dúvida os pilares da abordagem dialógica de Paulo Feire têm ótima aplicação em EaD como também em qualquer interação humana. Em sala de aula, então, isso cai como uma luva, mesmo para os professores avessos à abordagem freireana.
ResponderExcluirNo caso específico de EaD, acho que o emprego dos pilares freireanos ajuda a suprir a ausência do contato físico e a troca de energias que só um aperto de mão, um abraço e/ou um olhar no olho do outro podem proporcionar.
Os pilares da abordagem dialógica de Paulo Freire que mais chamam a minha atenção são amor e humildade. Acho que são muito importantes na mesma medida em que também são indispensáveis. Isso não significa que os outros pilares sejam menos ou não sejam importantes.
ResponderExcluirA aceitação do salário de professor é uma declaração de amor à causa. Mas prova real de humildade é a aceitação da bolsa de tutor de EaD.
Brincadeiras à parte, magistério é só para quem gosta; só para quem tem vocação; só para que tem humildade de plantar boa semente e às vezes obter uma colheita medíocre sem esmorecer; só para quem acha que pode mudar o mundo a la Miguel de Cervantes.
Acho que todo professor tem um pouco de Dom Quixote, embora a tarefa seja hercúlea, abraçamo-la assim mesmo; se assim não fosse as escolas estariam esvaziadas e sem perspectivas. Mas nós estamos tentando melhorar nossa atuação certos de que isso renderá bons frutos para a educação e para o sucesso de nossas turmas.