segunda-feira, 21 de abril de 2014

Antes de começar uma disciplina - Planejando... o Planejamento!


Bom dia professor e colegas de curso! Antes de tudo, queria dizer que espero que todos tenham tido uma boa páscoa, com muitas bençãos e luz!

Agora, vamos ao post! Antes de começar a disciplina acho importante ler o material do curso, criar um calendário e um planejamento. Vindo de muitos anos de uma vida em sala de aula como professora, me acostumei a fazer um planejamento de aula, o que me auxilia a sempre estar organizada para momentos como, por exemplo, o início de um fórum. Saber datas de início e fim de atividades também é uma forma de estar antenada com o tempo que tenho para trabalhar cada discussão que posso propor dentro do tema estudado, e ainda, enviar os já conhecidos e-mails lembrando aos alunos do início e fim de uma atividade.


Tendo lido o material, faço minhas próprias observações em cima do conteúdo, procurando buscar um link entre o conteúdo estudado e passado pelo solar, e outros conteúdos que já li ou posso ler para enriquecer o tema. Sendo assim, para cada fórum, planejo e já deixo escrito previamente algumas considerações que acho interessantes para permear a discussão, e posto-as de acordo com o número de dias que temos antes do fechamento do fórum e ainda considerando a forma como a discussão é conduzida no fórum. Algumas observações rendem mais que outras, por gerarem mais dúvidas ou curiosidade dos alunos, então precisa-se planejar, mas sempre com um espaço para a espontaneidade do que surgirá na nosa conversa. Se possível, busco algum notícia, reportagem ou até mesmo vídeos na internet que posso enviar aos alunos, como uma forma de verem na prática um exemplo do que estudamos.

Ainda antes de iniciar o curso, escrevo aos alunos me apresentando, comentando sobre nossa futura aula presencial e sobre como serão nossas atividades durante o curso. Nesse momento, aproveito já para enviar a eles as datas iniciais em que iniciaremos o primeiro fórum, primeira atividade de portfólio, e peço que já procedam com a leitura da Aula 1, para que durante essas atividades e ainda durante nossa aula presencial, possam já chegar com o conteúdo em mente para conversamos.

Uma vez iniciado o curso, acho importante se fazer presente e notado constantemente pelos alunos, como uma forma de dar a eles a segurança de que não desapareceremos, estaremos ali juntos durante esse processo de ensino. Acho importante o incentivo, a lembrança e a frequência. Como a maioria dos colegas, também trabalho em período integral – e não posso acessar o portal durante esse horário. Mas quando tenho turmas no solar, procuro entrar ao menos duas vezes ao dia: uma bem cedo, antes de ir ao trabalho e a outra no período da noite, quando retorno. Nesse momento chego os e-mails, dúvidas, participo do fórum (seja enviando novos questionamentos, respondendo a dúvidas dos alunos ou simplesmente comentando em cima do que eles vem discutindo). E sempre que envio um novo questionamento ao fórum, envio o mesmo texto por e-mail a todos da turma – como uma forma de constantemente convida-los a se fazer presente na nossa plataforma. Acho ainda importante, ao corrigir os portfólios, que essa correção seja realizada logo após o encerramento da data limite, e que contenha observações, se for o caso. Os alunos gostam de receber esse feedback, saber o que fizeram bem, o que não fizeram, e o que poderiam melhorar.

Falando em e-mail, durante o curso é um forte alido, rs. Aquele puxão de orelha necessário de vez em quando, durante todos os momentos do curso, vem via e-mail. É quando convido todos a participarem do fórum, lembro das datas, falamos do portfólio, dos chats planejados. Sempre tudo enviado por e-mail também, além do fórum.

E ao final da disciplina, procuro corrigir as avaliações com cuidado e atenção, analisando a evolução de cada aluno dentro do que foi pedido e acompanhado durante o nosso curso. E se possível, não demorar muito nessa tarefa: todos já fomos alunos e sabemos da ansiedade em receber resultados quando colocamos nossos esforços em uma tarefa. Coincidentemente, acompanho a mesma turma desde o início, tendo já sido tutora desse mesmo grupo em algumas disciplinas. Então não nos despedimos: geralmente dizemos um até logo! Costumo, no entanto, enviar aos alunos um e-mail pedindo que, se possível, façam uma avaliação do curso, do conteúdo, da tutora e da participação deles próprios na disciplina. E que dessa reflexão, voltem com a bateria recarregada para nosso próximo curso juntos. E como tutora, procuro fazer o mesmo e refletir sobre que pontos podem ser melhor trabalhados.

Espero não ter cansado os colegas com a leitura desse post!

Abraços!

Um comentário:

  1. Professora Verônica.
    Bastante pertinente seu comentário sobre administração do tempo principalmente no que diz respeito à planejamento. Muito se fala em com que frequência o Professor Tutor devera acessar o Solar e o tempo para responder aos alunos.
    Nada contra. Porem pouco se fala em quanto temo disponibilizar para planejamento, leitura do material, pesquisa e elaboração das atividades que estão ao seu alcance, ou seja, uma divisão racional do tempo destinado a EaD.
    Excelente trabalho.
    Sugiro que poste no fórum os principais tópicos a fim de debatê-lo com os demais participantes.
    Quanto a utilização de email eu não costumo utiliza-lo em cursos de formação exatamente para obrigar o Professor Tutor a organizar seu tempo.
    J Cristofilo

    ResponderExcluir