Bom dia professor e colegas de curso! Antes de tudo, queria dizer que espero que todos tenham tido uma boa páscoa, com muitas bençãos e luz!
Agora, vamos ao post! Antes de começar a
disciplina acho importante ler o material do curso, criar um
calendário e um planejamento. Vindo de muitos anos de uma vida em
sala de aula como professora, me acostumei a fazer um planejamento de
aula, o que me auxilia a sempre estar organizada para momentos como,
por exemplo, o início de um fórum. Saber datas de início e fim de
atividades também é uma forma de estar antenada com o tempo que
tenho para trabalhar cada discussão que posso propor dentro do tema
estudado, e ainda, enviar os já conhecidos e-mails lembrando aos
alunos do início e fim de uma atividade.
Tendo lido o material,
faço minhas próprias observações em cima do conteúdo, procurando
buscar um link entre o conteúdo estudado e passado pelo solar, e
outros conteúdos que já li ou posso ler para enriquecer o tema.
Sendo assim, para cada fórum, planejo e já deixo escrito
previamente algumas considerações que acho interessantes para
permear a discussão, e posto-as de acordo com o número de dias que
temos antes do fechamento do fórum e ainda considerando a forma como
a discussão é conduzida no fórum. Algumas observações rendem
mais que outras, por gerarem mais dúvidas ou curiosidade dos alunos,
então precisa-se planejar, mas sempre com um espaço para a
espontaneidade do que surgirá na nosa conversa. Se possível, busco
algum notícia, reportagem ou até mesmo vídeos na internet que
posso enviar aos alunos, como uma forma de verem na prática um
exemplo do que estudamos.
Ainda antes de iniciar o
curso, escrevo aos alunos me apresentando, comentando sobre nossa
futura aula presencial e sobre como serão nossas atividades durante
o curso. Nesse momento, aproveito já para enviar a eles as datas
iniciais em que iniciaremos o primeiro fórum, primeira atividade de
portfólio, e peço que já procedam com a leitura da Aula 1, para
que durante essas atividades e ainda durante nossa aula presencial,
possam já chegar com o conteúdo em mente para conversamos.
Uma vez iniciado o curso,
acho importante se fazer presente e notado constantemente pelos
alunos, como uma forma de dar a eles a segurança de que não
desapareceremos, estaremos ali juntos durante esse processo de
ensino. Acho importante o incentivo, a lembrança e a frequência.
Como a maioria dos colegas, também trabalho em período integral –
e não posso acessar o portal durante esse horário. Mas quando tenho
turmas no solar, procuro entrar ao menos duas vezes ao dia: uma bem
cedo, antes de ir ao trabalho e a outra no período da noite, quando
retorno. Nesse momento chego os e-mails, dúvidas, participo do fórum
(seja enviando novos questionamentos, respondendo a dúvidas dos
alunos ou simplesmente comentando em cima do que eles vem
discutindo). E sempre que envio um novo questionamento ao fórum,
envio o mesmo texto por e-mail a todos da turma – como uma forma de
constantemente convida-los a se fazer presente na nossa plataforma.
Acho ainda importante, ao corrigir os portfólios, que essa correção
seja realizada logo após o encerramento da data limite, e que
contenha observações, se for o caso. Os alunos gostam de receber
esse feedback, saber o que fizeram bem, o que não fizeram, e o que
poderiam melhorar.
Falando em e-mail,
durante o curso é um forte alido, rs. Aquele puxão de orelha
necessário de vez em quando, durante todos os momentos do curso, vem
via e-mail. É quando convido todos a participarem do fórum, lembro
das datas, falamos do portfólio, dos chats planejados. Sempre tudo
enviado por e-mail também, além do fórum.
E ao final da disciplina,
procuro corrigir as avaliações com cuidado e atenção, analisando
a evolução de cada aluno dentro do que foi pedido e acompanhado
durante o nosso curso. E se possível, não demorar muito nessa
tarefa: todos já fomos alunos e sabemos da ansiedade em receber
resultados quando colocamos nossos esforços em uma tarefa.
Coincidentemente, acompanho a mesma turma desde o início, tendo já
sido tutora desse mesmo grupo em algumas disciplinas. Então não nos
despedimos: geralmente dizemos um até logo! Costumo, no entanto,
enviar aos alunos um e-mail pedindo que, se possível, façam uma
avaliação do curso, do conteúdo, da tutora e da participação
deles próprios na disciplina. E que dessa reflexão, voltem com a
bateria recarregada para nosso próximo curso juntos. E como tutora,
procuro fazer o mesmo e refletir sobre que pontos podem ser melhor
trabalhados.
Espero não ter cansado
os colegas com a leitura desse post!
Abraços!
Professora Verônica.
ResponderExcluirBastante pertinente seu comentário sobre administração do tempo principalmente no que diz respeito à planejamento. Muito se fala em com que frequência o Professor Tutor devera acessar o Solar e o tempo para responder aos alunos.
Nada contra. Porem pouco se fala em quanto temo disponibilizar para planejamento, leitura do material, pesquisa e elaboração das atividades que estão ao seu alcance, ou seja, uma divisão racional do tempo destinado a EaD.
Excelente trabalho.
Sugiro que poste no fórum os principais tópicos a fim de debatê-lo com os demais participantes.
Quanto a utilização de email eu não costumo utiliza-lo em cursos de formação exatamente para obrigar o Professor Tutor a organizar seu tempo.
J Cristofilo