TUTORIA
De
maneira geral, o tutor é o responsável por mediar o currículo, os interesses e
as necessidades dos estudantes no processo de ensino-aprendizagem. É seu papel
favorecer um acompanhamento satisfatório dos conteúdos das aulas pelos alunos,
além de incentivar uma comunicação ampla entre ele e os alunos e dos alunos
entre si, assim considero as principais atribuições e desafios da ação tutorial
as seguintes:
Comunicação
aluno-tutor - Um dos desafios da ação tutorial é a forma como é feito o contato
aluno-tutor. Na maioria das vezes, a comunicação se dá através da tecnologia
(aulas a distância, mensagens, chat etc.). Assim, para saber se o estudante
está acompanhando o curso satisfatoriamente, o tutor precisará ter iniciativa
para comunicar-se com ele usando os recursos à sua disposição. Neste caso, é
preciso ter sensibilidade para entender os diferentes estilos de aprendizagem
que emergem em um curso a distância. Alguns estudantes tomam a iniciativa de
contatar o tutor e os outros colegas; outros aguardam o incentivo de alguém
para se manifestarem. Mas há ainda aqueles que se isolam completamente das
discussões, tornando-se facilmente desmotivados. Sabe-se, porém, que a ação
tutorial, na maioria das vezes, pode reverter situações de desistência ou abandono
do curso.
Autonomia
dos alunos - O tutor também é desafiado a orientar o processo educacional
incentivando a autonomia dos alunos. Ao invés de entregar respostas prontas,
deve proporcionar o debate, a troca de conhecimentos e a capacidade de cada
aluno construir seus percursos de aprendizagem. Ao contrário do que pensam
alguns, o estudante de EaD não deve ser um receptor passivo de conteúdos.
Precisa desenvolver o senso crítico, a pesquisa e a colaboração entre os pares.
É, portanto, papel do tutor construir um ambiente propício ao compartilhamento
de idéias, sem preconceitos, no qual os participantes se sintam a vontade para
se colocarem e conhecerem argumentos diferentes dos seus.
Conhecimento
técnico - O tutor de deve dominar o conteúdo da disciplina a ser ministrada, está preparado para as
dúvidas dos alunos e ter conhecimento na área de tecnologia da informação, de
forma a dominar o Sistema da Instituição onde o mesmo atua.
Bom dia Professor Lima Neto.
ResponderExcluirPermiti-me transcrever alguns trechos de sua postagem pois são altamente relevantes para o desempenho de nosso trabalho:
“é preciso ter sensibilidade para entender os diferentes estilos de aprendizagem que emergem em um curso a distância. Alguns estudantes tomam a iniciativa de contatar o tutor e os outros colegas; outros aguardam o incentivo de alguém para se manifestarem.
“Mas há ainda aqueles que se isolam completamente das discussões, tornando-se facilmente desmotivados.”
Vejo uma carência de método de ensino na lide do ensino semi presencial. Falta esta tal sensibilidade por parte de todos que a fazem.
Sobre a evasão dos alunos: Estamos suficientemente preparados para conviver com alguém que prefere por diversas razões se isolar e não compartilhar das discussões?
Parabéns pela escolha dos itens para questionamento.
J Cristofilo