Ministrar
uma disciplina deve ser vista pelo educador como uma grande responsabilidade.
Quando ele aceita ser o tutor de uma turma, está se responsabilizando por todo
o processo de aprendizagem, em que algumas pessoas, com variadas peculiaridades,
vão se envolver. Assim, é muito importante que reflita sobre tudo o que
acontece antes e que poderá acontecer durante e após a disciplina, a fim de que
o seu sucesso seja refletido no logro de um ensino e aprendizagem de
excelência.
Desse
modo, na fase “antes” da disciplina, o professor tutor deve ler todo o conteúdo
das aulas, com o intuito de dirimir as lacunas que por ventura existam em seu
arcabouço teórico. É importante que se ressalte, entretanto, que nem sempre
isso poderá ser alcançado e é preciso ter humildade para reconhecer esse fato,
pois essa atitude é que nos proporciona a vontade de aprender cada vez mais, segredo
dos grandes profissionais: saber que não sabe de tudo, mas ter esperança de um
dia consegui-lo, embora reconheça ser impossível (é um tanto contraditório, mas
funciona!).
Uma
segunda atitude que antecipa a disciplina é a fase do “se”. O professor tutor
deve se fazer vários questionamentos sobre os desafios com os quais se poderá
deparar: “se ministrar a primeira aula em língua estrangeira, será que não vai
assustar os alunos?”; “e se for em língua materna, será que não vão se sentir
desmotivados?”; “e se eles plagiarem os trabalhos, aplico nota zero e depois
explico o porquê?”; “e se eles pedirem para ir para casa mais cedo, devo ceder
sempre?” “ e se... e se... e se...”.
A
fase “durante” a disciplina é a prática da reflexão instaurada na fase “antes”. Se se preparou, o professor
tutor vai conseguir ministrar uma boa aula; se refletiu sobre os “se”, vai
saber encontrar estratégias que facilitem não apenas a relação professor-aluno,
mas, sobretudo, o desenvolvimento de uma aprendizagem significativa.
Finalmente,
a fase “após” a disciplina é bem parecida com a fase “antes”, pois a palavra-chave
de ambas as fases é reflexão. A
diferença é que nesta, a reflexão é para o do agir futuro, naquela, é para o
agir do passado. Assim, na fase “após”, os tutores devem refletir sobre tudo
que deu certo, e claro, sobre o que não deu também, para que os acertos sejam
exemplos para suas práticas futuras, e os erros, pontos a serem trabalhados,
com o objetivo de, no futuro, transformarem-se em acertos em potencial. 


Professora Gleicyane,
ResponderExcluirSe nós fizéssemos esta reflexão antes de assumirmos uma turma certamente que muitos problemas sociais causados por uma má educação seriam evitados.
Não existir educação é ruim não haver educação de qualidade também o é.
Somos formadores de opinião e não podemos entrar em sala de aula apenas com o intuito de receber um salario no fim do mes..
Mudamos a vida das pessoas para melhor ou para pior.
Esta é a visão do educador; Ter humildade de não saber para aprender e aprender com seus próprios erros.
Parabéns pelo seu trabalho.
Importante que todos leiam e comentem.
J Cristofilo