sábado, 5 de abril de 2014

A tríade do sucesso: a reflexão do “antes” que se transforma na prática do “durante” mediante o qual a sabedoria do “depois” os transforma em teoria e prática


Ministrar uma disciplina deve ser vista pelo educador como uma grande responsabilidade. Quando ele aceita ser o tutor de uma turma, está se responsabilizando por todo o processo de aprendizagem, em que algumas pessoas, com variadas peculiaridades, vão se envolver. Assim, é muito importante que reflita sobre tudo o que acontece antes e que poderá acontecer durante e após a disciplina, a fim de que o seu sucesso seja refletido no logro de um ensino e aprendizagem de excelência.
Desse modo, na fase “antes” da disciplina, o professor tutor deve ler todo o conteúdo das aulas, com o intuito de dirimir as lacunas que por ventura existam em seu arcabouço teórico. É importante que se ressalte, entretanto, que nem sempre isso poderá ser alcançado e é preciso ter humildade para reconhecer esse fato, pois essa atitude é que nos proporciona a vontade de aprender cada vez mais, segredo dos grandes profissionais: saber que não sabe de tudo, mas ter esperança de um dia consegui-lo, embora reconheça ser impossível (é um tanto contraditório, mas funciona!).

Uma segunda atitude que antecipa a disciplina é a fase do “se”. O professor tutor deve se fazer vários questionamentos sobre os desafios com os quais se poderá deparar: “se ministrar a primeira aula em língua estrangeira, será que não vai assustar os alunos?”; “e se for em língua materna, será que não vão se sentir desmotivados?”; “e se eles plagiarem os trabalhos, aplico nota zero e depois explico o porquê?”; “e se eles pedirem para ir para casa mais cedo, devo ceder sempre?” “ e se... e se... e se...”.
A fase “durante” a disciplina é a prática da reflexão instaurada  na fase “antes”. Se se preparou, o professor tutor vai conseguir ministrar uma boa aula; se refletiu sobre os “se”, vai saber encontrar estratégias que facilitem não apenas a relação professor-aluno, mas, sobretudo, o desenvolvimento de uma aprendizagem significativa.
Finalmente, a fase “após” a disciplina é bem parecida com a fase “antes”, pois a palavra-chave de ambas as fases é reflexão. A diferença é que nesta, a reflexão é para o do agir futuro, naquela, é para o agir do passado. Assim, na fase “após”, os tutores devem refletir sobre tudo que deu certo, e claro, sobre o que não deu também, para que os acertos sejam exemplos para suas práticas futuras, e os erros, pontos a serem trabalhados, com o objetivo de, no futuro, transformarem-se em acertos em potencial. 

Um comentário:

  1. Professora Gleicyane,
    Se nós fizéssemos esta reflexão antes de assumirmos uma turma certamente que muitos problemas sociais causados por uma má educação seriam evitados.
    Não existir educação é ruim não haver educação de qualidade também o é.
    Somos formadores de opinião e não podemos entrar em sala de aula apenas com o intuito de receber um salario no fim do mes..
    Mudamos a vida das pessoas para melhor ou para pior.
    Esta é a visão do educador; Ter humildade de não saber para aprender e aprender com seus próprios erros.
    Parabéns pelo seu trabalho.
    Importante que todos leiam e comentem.
    J Cristofilo

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