Ministrar
uma disciplina deve ser vista pelo educador como uma grande responsabilidade.
Quando ele aceita ser o tutor de uma turma, está se responsabilizando por todo
o processo de aprendizagem, em que algumas pessoas, com variadas peculiaridades,
vão se envolver. Assim, é muito importante que reflita sobre tudo o que
acontece antes e que poderá acontecer durante e após a disciplina, a fim de que
o seu sucesso seja refletido no logro de um ensino e aprendizagem de
excelência.
Desse
modo, na fase “antes” da disciplina, o professor tutor deve ler todo o conteúdo
das aulas, com o intuito de dirimir as lacunas que por ventura existam em seu
arcabouço teórico. É importante que se ressalte, entretanto, que nem sempre
isso poderá ser alcançado e é preciso ter humildade para reconhecer esse fato,
pois essa atitude é que nos proporciona a vontade de aprender cada vez mais, segredo
dos grandes profissionais: saber que não sabe de tudo, mas ter esperança de um
dia consegui-lo, embora reconheça ser impossível (é um tanto contraditório, mas
funciona!).
Uma
segunda atitude que antecipa a disciplina é a fase do “se”. O professor tutor
deve se fazer vários questionamentos sobre os desafios com os quais se poderá
deparar: “se ministrar a primeira aula em língua estrangeira, será que não vai
assustar os alunos?”; “e se for em língua materna, será que não vão se sentir
desmotivados?”; “e se eles plagiarem os trabalhos, aplico nota zero e depois
explico o porquê?”; “e se eles pedirem para ir para casa mais cedo, devo ceder
sempre?” “ e se... e se... e se...”.
A
fase “durante” a disciplina é a prática da reflexão instaurada na fase “antes”. Se se preparou, o professor
tutor vai conseguir ministrar uma boa aula; se refletiu sobre os “se”, vai
saber encontrar estratégias que facilitem não apenas a relação professor-aluno,
mas, sobretudo, o desenvolvimento de uma aprendizagem significativa.

Professora Gleicyane,
ResponderExcluirSe nós fizéssemos esta reflexão antes de assumirmos uma turma certamente que muitos problemas sociais causados por uma má educação seriam evitados.
Não existir educação é ruim não haver educação de qualidade também o é.
Somos formadores de opinião e não podemos entrar em sala de aula apenas com o intuito de receber um salario no fim do mes..
Mudamos a vida das pessoas para melhor ou para pior.
Esta é a visão do educador; Ter humildade de não saber para aprender e aprender com seus próprios erros.
Parabéns pelo seu trabalho.
Importante que todos leiam e comentem.
J Cristofilo