segunda-feira, 26 de maio de 2014

Os cinco pilares de um agir docente verdadeiramente comprometido com a Educação

Em minha atuação docente, tenho tentado praticar o diálogo freiriano, pois acredito que essa é uma maneira eficaz de contribuir com a formação de meus alunos e, assim, com a minha própria. Pensar em situações reais nas quais essa dialogicidade esteve presente tem-me feito muito bem, pois até mesmo esse reviver de circunstâncias me proporciona um pensar crítico-reflexivo que estimula um agir docente mais comprometido com a Educação de qualidade que tanto almejamos.
Uma situação em que o amor se instaurou foi quando um aluno, preocupado com um colega que não participava há algum tempo dos fóruns (aluno esse que também não respondia os correios particulares que eu lhe enviava, perguntando o motivo da ausência), enviou-me um e-mail, explicando a ausência do colega, que envergonhado, não me havia procurado. Essa atitude representou um verdadeiro ato de amor, diante do qual, eu não poderia ser indiferente, ao contrário, contagiou-me deveras, a ponto de só me tranquilizar quando do retorno do aluno.
Determinado dia, não tinha certeza se uma resposta que daria estaria correta. Eu, então, disse exatamente isso aos meus alunos, prometendo-lhes que investigaria mais um pouco o ponto em que se havia instaurado a dúvida e que quando tivesse a resposta correta, entraria em contato com eles novamente para divulgá-la. Acredito que essa foi uma situação de humildade. Fé nos homens também tem norteado nossas aulas. Geralmente, mostro-lhes quão capazes são de produzir conhecimentos através de suas reflexões, estimulando-os a reproduzi-las em forma de textos e publicá-las nos fóruns.
Já a esperança surge quando muitos se sentem desestimulados a continuar na modalidade de EAD, então costumo reacender a esperança de um futuro promissor, que, a meu ver, é a Educação. Assim, aproveito a oportunidade para estabelecer um pensar crítico sobre seu agir pessoal perante os desafios de uma EAD, que estão intimamente relacionados com o seu agir docente de amanhã. Penso ser importante que etendam que eles são tão responsáveis pelo ensino-aprendizagem de amanhã como nós, pois, na verdade, assim como as nossas, as aulas deles serão as que muitas pessoas terão acesso em um futuro não muito distante.

2 comentários:

  1. Gleicyane,

    Dizer aos alunos que não temos certeza, não termos resposta, sem dúvida é um ato de humildade. é admitirmos que nem sempre temos todas as respostas, que não sabemos de tudo. Mas acho importante, porque até mesmo da forma que colocou, deixa clara uma mensagem: não sabemos, mas estamos dispostos a descobrir e aprender! E dividir a informação! Gostei!

    Verônica

    ResponderExcluir
  2. Professora Gleicyane.
    Muito sugestivo seus pilares(figura). Torna-se mais agradável a leitura para seus alunos. Parabéns.
    Muito interessante seu depoimento de que utiliza os pilares freireanos em sua pratica docente.
    Excelente. Todos devem sair do discurso e seguir sua postura.
    J Cristófilo

    ResponderExcluir