Tempo e Espaço na EAD
A metodologia de ensino da EAD é bastante inovadora no que se refere ao seu ambiente virtual de aprendizagem, alterando dessa forma o espaço e tempo de relacionamento entre professores e alunos.
Através da EAD, as fronteiras do processo de ensino-aprendizagem são barradas, ampliando as oportunidade de acesso a educação à várias pessoas que antes apresentavam limites de tempo e espaço para participar de um curso de formação tradicional, ou seja, os cursos presenciais.

O espaço na EAD, ou seja, o AVA, apesar de não proporcionar o contato físico permitido pelos cursos presenciais, amplia as possibilidades de destino da educação. E alunos, situados no interior das cidades, nos sítios, que não tem como se locomover até uma cidade mais central ou até a capital, agora pode ter acesso á educação na sua própria casa através da Internet. Assim, esse espaço da EAD traz várias vantagens e ferramentas que facilitam a aprendizagem virtual, como os fóruns, mensagens, web conferência, chats, atividades de portifólio. Este, quando utilizados adequadamente tanto pelo professor, como pelos alunos, apresenta oportunidades surpreendentes de aprendizagem, trocas de experiências, momentos para esclarecer dúvidas, etc. Podendo assim, suprir a falta do contato físico em encontros presenciais.
No
que se refere ao tempo da EAD, percebe-se a flexibilidade de tempo, onde o
aluno, a partir da sua autonomia para a aprendizagem, precisa desenvolver o seu
tempo de dedicação diária para desenvolver as atividades do curso EAD. Dessa
forma, o aluno, caso trabalhe ou tenha outros compromissos que o impeça de
estar em uma “sala de aula”, a EAD vem como uma oportunidade para ultrapassar
esses limites. Contudo, o perfil do aluno deve caracterizar-se principalmente
pela autonomia, para assim desenvolver e seguir um cronograma de estudos e
efetivar a aprendizagem com sucesso.
Nesse
caso, os professores devem otimizar ao máximo a utilização do tempo na
modalidade da EAD, orientando os alunos na definição de um cronograma de
estudos, informando os prazos das atividades, dando o feedback aos alunos o
mais rápido possível, estando sempre aberto para o diálogo e incentivando uma boa comunicação.
Em
suma, o tempo e espaço da EAD, apesar de apresentar alguns desafios, quando são
aproveitadas as ferramentas disponíveis ao máximo possível, podem suprir as
necessidades de tempo e espaço dos cursos presenciais e apresentar resultados
positivos no processo de ensino-aprendizagem.
Obrigada a todos pela atenção!
Jôsanny Lopes
Professora Josanny.
ResponderExcluirBoa tarde.
Muito bem demonstrado o fator tempo na EAD.
Dai a competência do Professor Tutor de transformar o fórum em uma sala de aula.
“orientando os alunos na definição de um cronograma de estudos, informando os prazos das atividades, dando o feedback aos alunos o mais rápido possível, estando sempre aberto para o diálogo e incentivando uma boa comunicação.”
Orientar o aluno a fim de que ele se conscientize da necessidade de ser disciplinado, acompanhando por si a agenda do curso e a participação sistemática além de reservar um temo diário para os estudos.
J Cristofilo
Olá professor Cristófilo, concordo totalmente com o senhor de que o fórum deve ser uma sala de aula. Entretanto, acho que isso ainda é um desafio. Espero que possamos mudar isso em breve e professores e alunos tornemos aquele espaço um ambiente movimentado e dialógico como uma sala de aula.
Excluir