Devo começar esse texto esclarecendo um ponto que considero importante de ser dividido com quem lê: esse não foi um post fácil de ser escrito. Depois de algumas (várias!) tentativas, rabiscos e discussões internas, obtive o resultado que se apresenta adiante. E, mesmo tendo levado tanto tempo pra conseguir ser concluso, devo alertar de que não se trata de nenhuma obra prima! Acontece que, quando falamos sobre algo que faz parte da sua rotina de forma tão constante, ironicamente torna-se mais difícil falar a respeito. Mas vamos lá!
Minha primeira turma com esse ritmo (de aulas presenciais, rotina de fórum, atividades e material de estudo online) foi aqui mesmo no Solar, em uma disciplina intitulada "Instituições de Direito Público e Privado", há três anos atrás. Lembro de ter sentido certa ansiedade, de ter levantado inúmeros questionamentos, sendo o mais constante deles: será que consigo realmente estimular os alunos a estudar e aprender estando tão distante fisicamente?
Confesso que fiquei um pouco perdida a princípio. Nesse momento, abro um pequeno parêntese: antes de ser tutora, fui aprendiz à distância. E isso foi, de certa,
forma essencial para conseguir exercer (também) essa função hoje. Digo isso
porque quando estamos do outro lado da moeda, entendemos as
dificuldades, anseios, percepções e até mesmo alguma frustração que se
apresente quando estudamos nessa modalidade. E ter tido essa experiência
me abriu os olhos para entender o quanto é fundamental que o tutor se
faça presente de todas as formas possíveis. E foi isso que pensei: tentar ser presente de todas as formas possíveis poderia ser uma resposta para meu questionamento, para meu medo. Mas daí a entender como seria realizar isso na prática, aí sim, era outra coisa.
Comecei tentando participar mais dos fóruns: procurava novos ângulos para enxergar o conteúdo que estudávamos; buscava pontos controversos na matéria a fim de provocar os alunos; diariamente comentava posts e tirava dúvidas que viessem a surgir; e o mais importante: constância. Todos os dias estava online, uma, duas, três vezes ao dia, sempre que podia, me conectava - era uma forma de nunca deixar que emails, posts ou dúvidas ficassem por muito tempo sem resposta.
Depois, percebi uma prática comum nos portfólios que os alunos enviavam: muitos trabalhos inteiramente copiados de páginas da internet - muitas vezes com conteúdos que sequer tinham relação alguma com a matéria. E esse sim, foi o maior desafio que encontrei uma vez que decidi me dedicar com afinco à tutoria. O primeiro portfólio, lembro que enviei um email coletivo, explicando a importância de se usar as próprias palavras, de procurar usar citações com o cuidado de dar a devida referência no texto, enfim. Instruí que poderiam reenviar a atividade - aqueles que desejassem - e estabeleci um prazo limite para tal. O resultado foi satisfatório, e aos poucos descobri que a turma foi perdendo o medo de "escrever". Dali em diante, passei a dar mais atenção a cada trabalho, e nos comentários sempre estabelecia dois pontos: algo que estava excelente e algo que poderia melhorar. Percebi ao longo do tempo que essa tática quase sempre dá muito certo.
Com o tempo, acredito que cada um de nós faz tantas tentativas que vamos aos poucos moldando nosso próprio estilo de tutoria - avaliando o que funciona, o que pode ser melhorado, o que precisa ser modificado. E assim como um professor de sala de aula, vamos constantemente nos reciclando, nos adaptando, nos dinamizando. Afinal, o que seria da tutoria no ensino à distância sem esse trabalho diário de dinamização, não é mesmo? E seguimos assim: nessa prática constante de construir juntos. Conhecendo os alunos, conhecendo as ferramentas e conhecendo nossa maneira de lidar com essa constante lição que é ser tutor(a)!
Bom dia Professora Verônica.
ResponderExcluirSuas palavras falam por si:
”será que consigo realmente estimular os alunos a estudar e aprender estando tão distante fisicamente?”
“tentar ser presente de todas as formas possíveis “
“Todos os dias estava online, uma, duas, três vezes ao dia, sempre que podia, me conectava - era uma forma de nunca deixar que emails, posts ou dúvidas ficassem por muito tempo sem resposta.”
“Com o tempo, acredito que cada um de nós faz tantas tentativas que vamos aos poucos moldando nosso próprio estilo de tutoria”
Espero que todos como eternos aprendizes tiremos ensinamentos de suas palavras.
J Cristofilo
Olá Verônica!
ResponderExcluirMuito legal sua experiência de tutor!
Você mencionou dois grandes desafios do tutor, que é lidar com o "cópia e cola" e como avaliar os alunos.
Com relação ao "cópia e cola" vivenciei algo muito semelhante, e sempre faz-se necessário estar orientando os alunos a buscarem redigir os trabalhos conforme sua compreensão, com palavras próprias, otimizando a aprendizagem.
E, com relação a avaliação, achei muito legal o que você citou sobre ressaltarmos pontos que se destacam e os que precisam ser melhorados. Geralmente eu menciono o que precisa ser melhorado. Mas, agora vou buscar adotar essa mesma metodologia.
Abraços!
Jôsanny Lopes