sábado, 19 de abril de 2014

Como se trabalha com o tempo e o espaço nas atividades de tutoria

Olá, professor Cristófilo e turma.
O passo mais importante é ressaltar que somos tutores semi-presenciais, porém nunca podemos ficar muito tempo ausente do solar ou de alguma forma de comunicação que estabeleçamos com os nossos alunos. 
Muito se cobra dos alunos em relação a autonomia, porém não podemos esquecer que nós tutores também precisamos ser autônomos quanto a nossa atuação enquanto tutores. Respondendo o mais rápido aos questionamentos, dúvidas dos alunos, explicar como devem proceder com as atividades onlines e o mais importante é que eles tem disponível no solar todos os materiais disponíveis para auxiliá-los nas atividades. 
Uma forma muito positiva que encontrei para trabalhar com os meus alunos foi usar os meios de comunicação que são de fácil acesso para todas as pessoas. O grupo que criamos no facebook da nossa disciplina foi de grande ajuda para tirar as dúvidas sobre as atividades realizadas ou até mesmo para compartilhar informações referentes aos conteúdos estudados.
O tutor que está motivado com a sua atuação acaba sempre incentivando os seus alunos a realizarem o seu trabalho. 
Outro tipo de comunicação fundamental para um bom relacionamento do tutor com o aluno é o  feedback quanto aos resultados dos alunos na realização das atividades e a forma como apontamos o erros e como estes podem ser utilizados com um fator positivo na sua aprendizagem. 
O que me parece mais interessante para a nossa atuação na tutoria é sempre dá resposta aos alunos, mesmo que se trate de uma resposta que você não saiba responder de imediato, mas esclareça para ele que não tem a reposta de imediato, mas que vai buscar e assim que tiver com a resposta vai repassar pra eles.
 O tempo na tutoria é também algo muito precioso, as atividades tem prazo curto e a nossa reposta com os resultados tem que ser sempre imediata. Porque os alunos têm que está sempre motivados para a realização das atividades e sempre motivados a realizar pesquisas que lhe ajudarão a ampliar os seus conhecimentos na área que estão estudando.
E pra finalizar quero ressaltar que não existe uma forma pronta pra atuar na tutoria da EaD. Cada pessoa busca certas estratégias e aquelas que têm resultados mais positivos tem que está sempre se adequando aos perfis dos alunos e do próprio tutor.
Abraços 
Sandra Sousa




Um comentário:

  1. Professora Sandra.
    Excelente a iniciativa de criar o facebook com os alunos.
    Realmente um professor motivado gera uma relação mutua de troca de incentivos. A humildade e o reconhecimento de suas limitações refletem na transparência de sua relação com seus alunos.
    Outro ponto pouco discutido na EaD é o tempo que deveria ser disponibilizado no caso do Professor Tutor para planejamento de suas atividades.
    J Cristofilo

    ResponderExcluir