quinta-feira, 3 de abril de 2014

O desafio de ser TUTOR - EAD



Minha primeira experiência como tutor do sistema EAD, foi em 2010 como Tutora do Programa de Capacitação Profissional, destinado aos candidatos ao cargo de Professor Pleno I da Secretaria de Educação do Estado do Ceará, onde ministrei aulas presenciais e realizei acompanhamento a distância.

Inicialmente, nós participamos de uma formação para obter conhecimento sobre a plataforma EAD, conhecimentos específicos e a metodologia a ser adotada durante os encontros presenciais. Foi um grande desafio, pois, os alunos apresentaram uma grande barreira ao método adotado pelo Governo do Estado para realizar a seleção de professores do Estado. Os alunos não era a favor de uma formação continuada como parte de um processo seletivo. Além disso, a metodologia dos encontros presenciais eram altamente "engessados", e nós, professores, somos orientados a seguir a risca a metodologia repassada. Por algum tempo tentei resistir às opiniões dos alunos em alterar a metodologia e seguir a risca o que nos foi orientado. Porém, analisando o comportamento insatisfeito dos alunos (os quais também eram altamente comprometidos, haja vista que também eram professores), chegou um certo momento em que percebei que nós, na função de professores, devemos ser flexíveis quando o objetivo principal é aprendizagem, a troca de conhecimentos e experiências. Logo, modifiquei a metodologia para melhor atender os alunos, e ao final foi muito mais produtivo, conseguimos alcançar os objetivos propostos pelo curso, e os alunos fizeram uma avaliação satisfatória.

Outro grande desafio foi lidar com os alunos-professores com formação em diversas áreas (Matemática, Português, Letras, etc.), e com formação superior a minha (mestrado e doutorado). Mas, fiz desse desafio um momento oportuno para agregar valor à minha própria formação, onde, diante de questionamentos em que eu não sabia a respostas, eu instigava os alunos a me ajudarem, relatando suas experiências e conhecimentos. Assim, transformei um desafio (dificuldade minha) em uma oportunidade para potencializar minha própria aprendizagem e a dos demais alunos.

Ao final do curso, pude perceber o quanto foi produtivo, significativo e engrandecedor para a minha formação profissional e pessoal. Foi uma grande satisfação ter vencido os desafios, e ter realmente contribuído com a formação dos alunos e saber que eles também ficaram satisfeitos com a minha atuação enquanto professora. E, experiência desse tipo, nos faz perceber que a EAD é uma metodologia que pode sim ser eficaz, depende, na verdade, do compromisso tanto dos tutores como dos alunos e da capacidade do tutor em motivar seus alunos, incentivando-os a utilizarem o máximo possível as ferramentas disponibilizadas pela EAD, para assim otimizar o processo de ensino-aprendizagem.

Além disso, o tutor deve cada vez mais fomentar um ambiente interativo, aberto e flexível, permitindo que os alunos possam contribuir com ideias que facilitem o alcance dos objetivos da educação. Hoje, me sinto muito feliz em pode fazer parte da história da educação, contribuindo consequentemente com um mundo melhor.

Segue abaixo um vídeo que aborda sobre uma das principais competências do tutor, que é a EMPATIA, algo que compreendi bastante nesta minha primeira experiência como tutora, e que desde então a vivencio.


Agradeço a todos os colegas e ao professor por contribuírem, com suas experiências e conhecimentos, na minha formação enquanto tutora EAD. Um grande abraço!

2 comentários:

  1. Olá, Jôsanny! Boa noite!

    Seu texto nos convida a uma reflexão sobre o caminho que devemos seguir quando algo não está dando certo no processo da aprendizagem. Como você sugere, o melhor caminho é não seguir à risca o que nos é proposto como metodologia. Conforme comentei no Fórum, quem conhece as peculiaridades dos nossos alunos somos nós, os professores tutores, então, devemos buscar estratégias que facilitem sua aprendizagem.

    Abraço,

    Gleicyane

    ResponderExcluir
  2. Cara Professora Jôsanny.
    Sua luta por encontrar uma melhor metodologia para alcançar seu principal objetivo que é o aluno.
    Parabéns pela habilidade demonstrada em ultrapassar situações adversas e Transformar ameaças em oportunidades.
    Excelente vídeo que deveria ser compartilhado por todos.
    E.....
    Ah! Se todos pudéssemos repetir esta sua frase:
    “Hoje, me sinto muito feliz em pode fazer parte da história da educação, contribuindo consequentemente com um mundo melhor.”
    J Cristofilo

    ResponderExcluir