terça-feira, 13 de maio de 2014

Humildade na ead.

Para que possamos atuar como tutores temos que nos moldar de forma a esquecer os métodos tradicionais que utilizamos na educação convencional. Temos que valorizar o que o aluno tem a dizer, temos que nos colocar no lugar do outro. Não podemos simplesmente dizer que estar errado ou que o aluno não fez porque não quis. Temos que nos colocar no lugar do outro. Muitas vezes o aluno não teve acesso a internet ou acesso a material de estudo. E o aluno que é incentivado a sempre refletir sobre as suas dificuldades e como deve fazer para superar tais obstáculos tentará sempre realizar as atividades impostas porque sabe que tem no tutor um apoio para os momentos de dúvidas e questionamentos.
“Sentimento de humildade em EaD começa com uma redefinição dos papéis de professores e alunos”, pois nessa redefinição se estrutura a postura do tutor que, não deve dificultar o aprendizado, mas também não deve ser adepto das facilitações, pois o aluno de hoje, será o  profissional de amanhã: o médico, o advogado, o administrador e/ou professor.  Nossa missão em modalidade presencial ou em EaD é despertar a curiosidade do aluno.E isso implica em despertar nela a criticidade quanto a sua própria prática como aluno  e, seu aprendizado.David e Castro filho (2009).

Sandra Sousa

3 comentários:

  1. Flexibilidade + Humildade = Aprendizagem.

    ResponderExcluir
  2. Interessante que a humildade na educação fala do está no lugar do outro e muitas vezes os tutores em formação acabam tendo as mesmas ações que alguns alunos da ead. Sempre falando que tem muitas ocupações e que não deu tempo realizar no prazo pedido a atividade online. (desabafo pessoal após ouvir estas justificativas de uma turma de tutores em formação)
    Sandra Sousa

    ResponderExcluir
  3. Professora Sandra;
    A palavra empatia é muito utilizada por nós educadores. Acredito por[ém, que para sua aplicação em educação é necessário uma boa dose de humildade e paciência.
    Conhecer realmente as necessidades do aluno é tarefa que requer muita dedicação e comprometimento.
    “E o aluno que é incentivado a sempre refletir sobre as suas dificuldades e como deve fazer para superar tais obstáculos tentará sempre realizar as atividades impostas porque sabe que tem no tutor um apoio para os momentos de dúvidas e questionamentos”
    Criar uma metodologia de ensino focada nos pilares da educação de Paulo Freire.
    Nós estamos realmente praticando ou estamos somente no discurso?
    J Cristofilo

    ResponderExcluir