domingo, 18 de maio de 2014

O diálogo em cursos de formação online (II)

Caros Colegas,

Dando continuidade sobre minha reflexão baseada no texto sugerido na aula 3 do solar, destaco aqui mais alguns pequenos trechos para nossa reflexão.

É importante observarmos o que o texto ressalta em relação ao processo dialógico fundamentado nos pilares da  teoria de Paulo Freire, além de chamar a atenção para  a importância que o uso de tecnologias  em um ambiente de ensino-aprendizagem. Destacando que a prática  requer sensibilidade didática para optar por estratégias pedagógicas variadas que permitam explorar todas as potencialidades desses recursos, as estratégias envolvem a elaboração de atividades, a mediação de uma discussão e a socialização dos conhecimentos construídos e que  vão além dos saberes específicos de determinada área e envolvem estratégias de diálogo entre os participantes do processo. A educação deve ser baseada numa ampla comunicação entre os participantes, em lugar da simples transferência do saber.
O educador precisa romper com a prática tradicional de transmissão de conteúdos e ser o mediador de discussões, sistematizador de experiências e que privilegia uma comunicação fundamentada no diálogo.

Sobre os pilares de Paulo Freire..... do texto..

Amor
..”Entre os fatores que corroboram com a prática do amor em cursos a distância,  estão: a habilidade de expressar sentimentos de forma escrita, com cordialidade e afeição; buscar conhecer sobre o pensamento do outro e respeitar suas concepções; e, criar uma sensação de presença online por meio de um acompanhamento constante nos espaços de discussão...”

Humildade
“...O professor que desrespeita a curiosidade do educando, que ironiza o aluno, que o minimiza, transgride os princípios éticos da existência humana. Assim, o diálogo depende da disposição de educadores e educandos para ouvir, compreender-se mutuamente e respeitar opiniões contrárias. O aprendizado está fundamentado, portanto, na partilha de conhecimentos em que todos estão aptos a aprender e a ensinar.

Fé nos Homens
“.... Revestido de fé nos homens o educador dialógico cria cenários problematizadores, em que os estudantes, autonomamente, compartilham suas experiências, resolvem problemas em conjunto e vivenciam momentos de crescimento e aprendizado constante. Esta visão de educação defendida por Paulo Freire é bem diferente da visão tradicional em que os alunos são tábulas rasas, desprovidos de conhecimentos que somente o professor detém....”.

Esperança
“.... Outro pilar da educação dialógica é a esperança. Na visão de Paulo Freire, o saber inexiste a priori, mas é construído por pessoas movidas por um sentimento de esperança, traduzido em ação, uma ação que acontece dentro da convivência coletiva em processos de comunicação entre os homens. A esperança

Pensar crítico

Como último pilar da educação dialógica, segundo Paulo Freire têm-se  o pensar crítico “...Uma das tarefas precípuas da prática educativo-progressista é exatamente o desenvolvimento da curiosidade crítica, insatisfeita,  Esta abordagem rompe com concepções pedagógicas em que o aluno age como um receptor passivo de conhecimentos. O saber é concebido numa perspectiva dinâmica, em constante transformação, e depende de uma visão totalizada do contexto. Este conhecimento move os indivíduos em formação a se posicionarem criticamente no contato com diferentes posições sobre determinado tema...”

De tudo que já vimos sobre esse tema, posso concluir que  a atividade de tutoria de cursos  a distância requer constante  aprimoramento no  aspecto de conteúdo, como também, um acompanhamento das práticas pedagógicas que  enfatize  o perfeito  relacionamento com os alunos.

Um abraço a todos
Lourdes Moura

4 comentários:

  1. Ótimas citações Lourdes.
    A aplicação destes pilares em EaD, bem como na educação tradicional, é um grande desafio. Porém quem aceita este desafio evolui muito como educador.
    Para alguns educadores (inclusive para mim), o processo de transição entre presencial e virtual requer uma forte adaptação com relação à busca à estes pilares. Mesmo assim, devemos lutar para darmos o nosso melhor, pois devemos ter amor à educação e à formação da cidadania e humildade para reconhecermos onde podemos melhorar.

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  2. Isso mesmo Juscelino. Nossa missão enquanto tutores traz sempre desafios a serem vencidos, e exige cada vez mais conhecimentos profundos sobre as diferentes formas de ensino-aprendizagem.

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  3. Professora lourdes,
    “A educação deve ser baseada numa ampla comunicação entre os participantes, em lugar da simples transferência do saber.”
    Repeti esta sua citação para ressaltar que a comunicação a distancia deve ser simples porem eficiente.
    Sua linguagem deve tem o dom de transformar o ambiente virtual à realidade.
    Parabéns.
    J Cristofilo

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