O referencial teórico de Paulo Freire sobre o diálogo apresenta contribuições relevantes para o desenvolvimento de abordagens pedagógicas críticas e reflexivas. Esta concepção se opõe ao que o autor denomina uma educação de simples transferência de conhecimentos, e valoriza a participação autônoma dos estudantes na construção de seus percursos de aprendizagem. São cinco os pilares do diálogo apregoados por Paulo Freire: o amor, a humildade, a fé nos homens,
a esperança e o pensar crítico.
Amor - "Não há diálogo se não há um profundo amor ao mundo e aos homens". Nesse sentido, há que se valorizar os conhecimentos, a cultura e as necessidades do ser humano no exercício de uma pedagogia libertadora.
Humildade - O sentimento de humildade na EaD começa com uma redefinição dos papéis de professores e alunos. A aprendizagem passa a ser centrada no estudante.
Fé nos homens - Na EaD, o princípio da fé nos homens está diretamente relacionado ao princípio da humildade, pois representa a valorização da autonomia dos estudantes. Na medida em que abre mão da imagem de fonte única de conhecimentos, o professor passa a valorizar os pontos de vista de seus alunos, estimulando-os a também se expressarem no espaço virtual.
Esperança - O princípio da esperança, por sua vez, ressalta o poder de criação do aluno on-line, a consciência de que todos se encontram em um processo de construção coletiva de saberes, podendo contribuir igualmente com o aprendizado do grupo.
Pensar Crítico - No que diz respeito ao exercício de um pensar crítico na EaD, é notório o potencial que as TIC oferecem à prática deste princípio dialógico. Se o aluno é convidado a refletir sobre seu próprio processo de aprendizagem e a se posicionar criticamente sobre ele, estará exercendo um pensar crítico.
Vocês utilizariam estes conceitos de Paulo Freire na elaboração de suas aulas?
Que outro teórico utilizariam?
Porque da utilização desta teoria?
Como essa aula se enquadraria num curso de educação a distancia?
Quais as metodologias que você utilizaria?
Como você avaliaria a aprendizagem desses conteúdos ministrados a luz do teórico escolhido?
Quarto grupo de professores tutores: Sandra Soares,
Paulo Henrique, Priscila, Rebeca, Régio, Roberto e Sandra Sousa. Período: de 19/05 a 23/05
Caros tutores,
ResponderExcluirUtilizaria sim, colega, os conceitos de Paulo Freire, pois cada um desses abre espaço para que possamos desenvolver o processo dialógico com o aluno da EaD com mais segurança e maturidade, o que contribuirá para que o educando obtenha melhores resultados. A partir do momento em que ele perceber que é importante, que é tratado com respeito e amabilidade pelo tutor, suas habilidades sendo ressaltadas, certamente vai valorizar mais os estudos. É o que penso.
Lourdes Moura
Caros,
ResponderExcluirCom certeza utilizaria os pilares apresentados por Paulo Freire. Acho que são complementares (precisando-se da aplicação de todos em conjunto para sua real concretização), e penso ainda serem de extrema importância. Da maneira como o mundo está hoje, não vejo de que outra forma poderíamos trabalhar com Educação.
Abs,
Verônica
Olá, Lourdes e Verônica. Realmente é difícil imaginar a educação a distância sem a presença dos conceitos de Freire.
ResponderExcluirAbraços
Sandra e demais colegas,
ResponderExcluirCertamente utilizaria, os pilares de Paulo Freire são fundamentais para se obter sucesso no ensino-aprendizagem em qualquer modalidade de ensino, seja ela à distância ou não.
Aparecida Moura
Professora Sandra Sousa,
ResponderExcluirObrigado por chamar os colegas a compartilhar estes conceitos de Paulo Freire Se temos uma base teórica neste nível não precisamos importar.
Todos os envolvidos na EAD deveriam abraçar esta causa e trabalhar à luz dos ensinamentos de Paulo Freire.
J Cristofilo