quinta-feira, 15 de maio de 2014

OS PILARES DA EDUCAÇÃO SEGUNDO PAULO FREIRE

Olá caros tutores,

Iniciamos mais discussões sobre os pilares da educação segundo Paulo Freire: (Amor, Humildade, Fé nos homens, Esperança e Pensar critico). 

Nosso pensamento deve se voltar aos seguintes questionamentos:
Como relaciona-los com a EAD? 

Como pensar em dialogo em um ambiente virtual? 

O dialogo falado por Paulo Freire pode ser aplicado durante as interações em ambientes virtuais? 
Você aplica esses pilares em suas praticas pedagógicas? 

Podemos iniciar nosso blog falando um pouco sobre nossas experiências como tutores, e tentar aliá-las com os pensamentos expostos pelo grande escritor Paulo Freire. Sabemos que na vida de tutoria nada é fácil, e tudo se torna difícil quando passamos por obstáculos corriqueiros em sala de aula. Nossos alunos não são tão fáceis de lidar, surgem cada situação que nos deixam até zonzos, mas, contudo, devemos levantar a cabeça e olhar à frente do nosso tempo e perceber que tudo está ligado, basta apenas refletirmos.

É isso que sugerimos agora a todos colegas tutores a contribuir com nosso blog e questionamentos.

Abraço a todos e até a próxima postagem.

7 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Caro professor Cristofilo e caros colegas,

    Pode-se pensar em diálogo sempre que a comunicação se estabelece em via de mão dupla, não importando se é síncrona ou assíncrona. Logo, o diálogo é factível em EaD.
    No AVA pode-se perfeitamente estabelecer um intercâmbio de mão dupla com os alunos e esse diálogo pode ser bastante efetivo mesmo na hipótese de ocorrer de forma assíncrona. A resposta em tempo real não é, e nunca foi, o requisito mais importante para uma comunicação efetiva e sem ruído. Isso posto, sinto-me bastante à vontade para declarar que os cinco pilares do diálogo freireano são 100% aplicáveis em Ambientes Virtuais de Aprendizagem.
    Na minha prática pedagógica, procuro responder aos questionamentos dos alunos dentro de minhas possibilidades, às vezes imediatamente e às vezes após pesquisar para esclarecer sem correr o risco de confundir ou induzir ao erro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Roberto e demais colegas,
      O diálogo é de extrema importância na EaD, embora haja uma distância entre professor e alunos, existem várias ferramentas tecnológicas que facilitam a comunicação e, sendo ela síncrona ou assíncrona, não oferece obstáculo para a compreensão.

      Aparecida Moura

      Excluir
  3. Ola, professor e colegas.
    O diálogo é fundamental para a comunicação entre tutor e alunos. Refletindo sobre o Freire posso falar sobre o pensar crítico que é fundamental para a atuação do aluno na ead. Porque muitas vezes o aluno está tão preocupado em participar das atividades e vai na internet e copia o que ele acha que é importante citar sobre o tema e nem imagina que está cometendo plágio e que não será nada bom para a sua aprendizagem. O momento da apresentação da atividade e quais são os pontos que devem ser explorados pode ajudá-los a evitar certos tipos de cópias e adquirirem o hábito de expor suas próprias opiniões e que tudo que os alunos têm a dizer é importante e que faz parte da aprendizagem cometer erros durante os processos de aprendizagem e que a partir das observações do tutor o aluno poderá aperfeiçoar sua aprendizagem.
    Sandra Sousa

    ResponderExcluir
  4. Muito bom Nadja Ramos, suas explicações e observações são pertinentes no nosso dia-a-dia.

    ResponderExcluir
  5. Olá Sandra e demais colegas,
    O pensar crítico realmente é muito importante para a atuação do aluno na EaD. É fundamental a conscientização dos alunos sobre a importância da originalidade dos trabalhos que devem ser feitos por eles.
    Aparecida Moura

    ResponderExcluir
  6. Caros colegas: Nadja, Roberto, Aparecida, Sandra e Lima Neto.
    Parabéns pelas postagens.
    ”O diálogo é fundamental para a comunicação entre tutor e alunos”
    Permitam-me acrescentar que somos formadores de opinião. Quem de nós não lembra uma palavra ou uma atitude de um professor que nos marcou pelo resto de nossas vidas.
    Recentemente eu recebi uma mensagem de um colega fazendo um comentário que eu interpretei de modo indelicado. Será?
    Feliz de nós quando o aluno dá o feedback. Diz o que não gostou em nosso dialogo. Na maioria dos casos ele simplesmente se afasta.
    J Cristofilo

    ResponderExcluir