domingo, 18 de maio de 2014

Os Pilares - Humildade

Colegas, boa noite!
 
Inspirada pelo post da nossa colega Nadja, venho aqui dividir também um pouco da minha experiência em Educação à Distância e sua conexão com os Pilares de Paulo Freire. 

Acho que muito já se falou sobre os desafios que enfrentamos no dia a dia com essa maravilhosa e difícil tarefa de trabalhar com Educação. A proposta diferenciada do nosso caso em particular (à distância) faz dela um desafio a mais. E aqui, dentre os pilares, gostaria de enfatizar a Humildade, através de uma frase do próprio Paulo Freire:

Paulo Freire

Todos os dias podemos aprender se tivermos a humildade de reconhecer que estamos sempre e constantemente em processo de aprendizado. Dizer que não sabe, ter dúvida, perguntar, discutir com colegas determinado tópico: tudo que incentivamos os alunos a fazer, devemos nos incentivar a fazer o mesmo. Perguntar não tira pedaço, dizer que não sabe não é o fim do mundo e pedir ajuda é nobre. Reconhecer que podemos sempre aprender.

E vocês? Todos os pilares são importantes e complementares entre si. Mas existe um em especifício que vocês apontariam?







7 comentários:

  1. Verônica, gostei muito da sua postagem.
    Ficou muito rica com a frase citada por Paulo Freire.
    Penso bastante no que meu alunos me falam - que gosto de dividir experiências e de estimular o debate, o que poucos fazem.
    Certa vez um deles me falou que isso é um grande gesto de humildade, pois constantemente digo que não sou o "dono da verdade", que aprendo muito com eles e que estou sempre aberto às suas opiniões.
    Fico muito feliz com isso tudo.

    Respondendo a sua pergunta - penso que os pilares são complementares, porém acho que o Amor é o mais importante de todos (assim como também cita a Bíblia Sagrada).

    ResponderExcluir
  2. Cara Verônica e caros colegas professores,

    Gosto da abordagem de Paulo Freire e gosto da oportunidade de aprendizado que nos é oferecida quando assumimos uma nova turma, seja em EaD ou presencial.
    Sou humilde o suficiente para aprender bastante com meus alunos e gosto dessa troca de conhecimentos e de energia.
    Sua postagem faz-me lembrar de um ditado popular que diz que ninguém é ignorante o suficiente para não ter o que ensinar e ninguém é sábio o bastante para não mais ter o que aprender.
    Eu aprendo todo dia. Quando parar de aprender já estarei pronto para a "grande viagem".

    ResponderExcluir
  3. Gostei da sua postagem. Acredito que as pessoas que pensam que já sabem tudo acabam perdendo boas oportunidades de renovar ou atualizar sua aprendizagem. E ainda podem transmitir este falsa ideia para os seus alunos. Lembro de uma frase que a minha professora sempre falava: "mestre não é apenas aquele que ensina mas, aquele que de repente aprende". Acredito que a pessoa que tem a humildade de reconhecer a capacidade de novas buscas pelo conhecimento já passou por um grande processo de aprendizagem.
    Sandra Sousa

    ResponderExcluir
  4. Belíssima postagem Verônica,
    Sua palavras expressão exatamente o que podemos observar no dia a dia na vivência de cada um tutor. A Humildade é tudo, ela quem nos conduz a uma vida de sucesso, alegrias e aprendizado.
    Podemos, e é nosso dever sermos mais humildes em nosso dia a dia em qualquer lugar e situação adversa que passamos.
    A vida nos mostra situações que são provas e testes de como lidarmos a cada situação.
    Isso vale para todos nós, nosso teste de fogo diário na tutoria.

    ResponderExcluir
  5. Olá, caros colegas.
    Gostei muito da sua postagem Verônica. Eu, particularmente, destaco a humildade como um dos pilares mais importante nesse contexto, vejo esse sentimento como uma porta que se abre para os demais. Com humildade estamos abertos a ouvir com atenção o aluno, a demonstrar sentimento de amor como também a aprender a
    confiar e inspirar confiança.
    Um abraço
    Lourdes Moura.

    ResponderExcluir
  6. Verônica e demais colegas,
    Eu também considero a humildade como um dos pilares mais importantes de Paulo Freire, pois reconhecer que estamos sempre aprendendo e que as outras pessoas sempre têm algo a nos ensinar, é de extrema importância para inspirar a confiança dos nossos alunos.

    ResponderExcluir
  7. Professora Veronica,
    Vou dar meu testemunho:
    Quando era gerente de uma loja no centro de Fortaleza fui convidado por um empresário a fazer-lhe uma visita.
    Lá ele me disse que queria que eu desse algumas sugestões sobre sua loja.
    Ora, eu que estava iniciando fiquei surpreso e disse: como é que você; filho de fulano e tão preparado me pede conselho.
    Respondeu: Sou seu colega do curso de administração e, sempre que eu entro em sala de aula ou qualquer palestra de qualquer pessoa eu me preparo psicologicamente para aprender. Sei que ali alguém vai me ensinar mais alguma coisa ou dar alguma experiência de sua vida.
    J Cristófilo

    ResponderExcluir