domingo, 4 de maio de 2014

Planejando ativadade na EaD.


Planejar um atividade para os alunos da Ead é sempre um momento para refletir sobre os critérios serão adotados para chamar a atenção dos nossos alunos. Até porque eles recebem a atividade via sistema ou solar. Tem que ser algo que chame a atenção deles e que a resposta venha através da realização delas nos prazos corretos e que a aprendizagem ocorra. O trabalho nunca tem que ter solitário, o trabalho em grupo é algo muito positivo e temos que incentivá-los a trabalhar em grupo e que tenham a consciência que os seus alunos podem contar os com os outros para tirar dúvidas e que esta interação aconteça em todos os momentos da aprendizagem.
O aluno apesar de ter optado por uma atividade a distância ele sempre vai se sentir mais motivado se ele tiver um tutor presente que responda prontamente as suas dúvidas e questionamentos. Tem que deixar claro qual é o objetivo da atividade e que deseja que o aluno realize durante tal atividade. A comunicação é uma importante ferramenta que pode ser utilizada a nosso favor. É sempre muito bom ter outras ferramentas de comunicação além do solar. Os próprios alunos se encarregam em compartilhar com os colegas e acabam criando os elo com os outros companheiros o que ajuda demais na realização dos trabalhos em grupo.
 Para o trabalho nas disciplinas é sempre interessante que seja atividades que seja fácil pesquisar materiais extras, como por exemplo que eles possam conseguir ampliar suas buscas na internet. E sempre deixar muito que tipo de conhecimento a atividade exige do aluno.
Uma vez com uma turma de Introdução em educação a distância foi pedido para que os alunos em duplas utilizassem três ferramentas disponibilizadas pelo Google que poderiam utilizar como recurso para a realização das suas atividades. E o resultado foi muito surpreendente porque muitos dos alunos não sabiam que o Google tinha tantas ferramentas que poderiam auxiliá-los na sua busca durante a realização de determinadas atividades. Alguns apenas citaram os básicos como o Google tradutor, mas a maioria foi além do que se poderia esperar e testaram ferramentas muito interessantes que seria de grande auxilio nas suas atividades futuras.


Sandra Sousa

5 comentários:

  1. Na minha atuação como tutora na disciplina Introdução a educação a distância foi muito importante para a facilitar a comunicação com os alunos a criação de um grupo da turma no Facebook. Muitas vezes os próprios alunos divulgavam que estava se aproximando a data final para a realização de determinadas atividades e até mesmo quando se aproximou a data da prova escrita eles tiravam dúvidas e ainda usavam o grupo para marcar encontros para grupos de estudo no polo. E também em um período que o solar estava fora do ar eu pude postar os textos para que eles pudessem seguir suas leituras enquanto o sistema não voltava a funcionar.
    Sandra Sousa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Sandra,
      Muito boa a sua estratégia de utilizar o facebook para facilitar a comunicação com os alunos. Isso acabou facilitando o seu trabalho, uma vez que eles próprios passaram a usar o grupo para marcar encontros para estudar e também passaram a usá-lo para lembrar aos colegas as datas de entrega dos trabalhos.

      Aparecida Moura

      Excluir
  2. Professora Sandra Sousa.
    Como sabemos ninguém conscientiza ninguém.
    Como você muito bem citou devemos incentivar o aluno a se conscientizar da necessidade de trabalhar em grupo para através desta interação haja uma troca de saberes.
    Quanto a sua postagem transcrita abaixo favorece a autonomia do grupo e facilita o trabalho do Professor Tutor.
    “É sempre muito bom ter outras ferramentas de comunicação além do solar. Os próprios alunos se encarregam em compartilhar com os colegas e acabam criando os elo com os outros companheiros o que ajuda demais na realização dos trabalhos em grupo.”
    J Cristofilo

    ResponderExcluir
  3. Apesar da existência de um Sistema próprio para desenvolvimento de cursos a distância, no nosso caso, o Solar, entendo que devemos ter mesmo outras alternativas para facilitar a comunicação, sem prejuízo da exploração dos recursos disponíveis no Solar. No caso de possíveis falhas operacionais comprometerem o funcionamento normal do Sistema, o curso não pode parar, é quando necessitamos de outros meios de comunicação.
    Lourdes Moura

    ResponderExcluir
  4. Olá Lourdes e demais colegas,
    Também considero importante ter outras alternativas para facilitar a comunicação fora do SOLAR, pois isso pode facilitar a comunicação com os alunos se acontecer algum problema com o SOLAR, como aconteceu no caso da professora Sandra Sousa.

    Aparecida Moura.

    ResponderExcluir