domingo, 11 de maio de 2014

Sem sombra de dúvida os pilares da abordagem dialógica de Paulo Feire têm ótima aplicação em EaD como também em qualquer interação humana. Em sala de aula, então, isso cai como uma luva, mesmo para os professores avessos à abordagem freireana.

No caso específico de EaD, acho que o emprego dos pilares freireanos ajuda a suprir a ausência do contato físico e a troca de energias que só um aperto de mão, um abraço e/ou um olhar no olho do outro podem proporcionar. 

2 comentários:

  1. Valeu Professor Roberto.
    Então vamos juntos a partir de seu comentário com os demais colegas demonstrar como elaborar uma aula utilizando os conceitos de Paulo Freire.
    J Cristofilo

    ResponderExcluir
  2. Professor Cristófilo, eu acredito que é essencial para a educação sempre se colocar no lugar do outro. Cuando alguém assume um compromisso seja com a faculdade ou com um curso de formação tem que entender que foi uma escolha livre e que temos prazos a cumprir e temos que ter uma certa regularidade na nossa participação. Ao pensar em uma atividade para um encontro presencial com os nossos alunos temos que levá-los a refletir sobre o que é importante na sua educação e que eles tem entender que ser um aluno autônomo não dizer a mesma coisa que uma pessoa livre que não tem responsabilidades a cumprir.
    Sandra Sousa

    ResponderExcluir